VOTO CONSCIENTE Cheiros do campo nas receitas da vovó: Você não precisa sovar para ter um pão caseiro fofinho

Leia AQUI

20 de abril de 2015

Você não precisa sovar para ter um pão caseiro fofinho

foto de mimoscarolsena.com.br
Lembro dos pães fofinhos, cheirosos e gostosos que comia quando criança. Geralmente eram feitos em fogão a lenha.

Já tentei fazer pão mas não acertei. Para que ele fique macio, é necessário sovar e, como tenho tendinite e outras “ites” fica difícil, pela dor que sinto nos braços e nas costas.

Hoje em dia há uma infinidade de tipos de pães. Pão integral, de leite, de centeio, pão italiano, o francês, o português, mas nada igual ao pão caseiro recém saído do forno... ou de uma boa panificadora. Este último, para que fique bom, é necessário colocar, literalmente, a mão na massa, que deve ser muito bem sovada (de dez a vinte minutos) e deixá-la crescer duas vezes. Sove e deixe crescer de 40 a 50 minutos e depois sove mais um pouco;  modele o pão e deixe crescer mais uns 35 minutos e depois asse. 


Saiba como sovar massas

O ato de sovar a massa é essencial, pois sem ele o glúten não consegue se desenvolver e os gases liberados pelo fermento não se distribuem uniformemente. Logo, se você quer um pão fofinho ou esponjoso - em outras palavras, delicioso -, clique no link e leia este artigo, que traz dicas de como sovar a massa tão bem quanto um profissional. Ou compre uma panificadora

Sem a panificadora, você deve:

Sovar a massa. Dobre-a no meio e empurre-a para a frente usando a parte mais forte da palma das mãos, até que a massa fique achatada. Dobre-a no meio de novo e empurre-a para a frente novamente. Repita esse processo por 10 minutos ou pelo tempo que a receita pedir.
  • O processo de trabalhar a massa deve ter um ritmo constante. Não sove a massa devagar; ela deve ser trabalhada rapidamente para que não haja um intervalo entre uma sova e outra. (eu não aguento esse movimento!) 10 minutos sovando é uma tarefa nada fácil do ponto de vista físico - é um exercício e tanto! Caso você se canse no meio do caminho, não deixe a massa desandar - peça a alguém que continue a sova-la até você recuperar o fôlego.
Fique de olho na textura da massa. No começo ela fica grudenta e cheia de grumos, mas após 10 minutos sendo trabalhada ela fica lisa e uniforme. Ela deve ficar elástica e com a superfície lisa. Se ainda houver grumos, a massa ainda precisa de um pouco mais de sova.

Veja todo o procedimento da sova, AQUI
Ufa! Você aguenta sovar e sovar? Eu não!

Por isso, pretendo comprar uma panificadora elétrica! E para decidir e não me arrepender depois, fiz algumas pesquisas que repasso para vocês, minhas queridas leitoras.



A máquina é automática e faz tudo. É só colocar os ingredientes que ela se encarrega de todo o trabalho, bate a massa, descansa e assa. Garante pão quentinho e nutritivo a qualquer hora. Muito fácil fazer, segundo vídeos que assisti, pois basta colocar a massa, programar e depois saborear o pão fofo e quentinho,  feito em casa.
Ela também faz uma variedade de massas, pão de centeio, pão francês, pão de cenoura, pão de nozes, panetone, cuca, geleia de morango, geleia de laranja, focaccia, entre outras delícias e tem a função timer

Você programa a hora em que o seu pão estará pronto. A máquina pode ser programada com até 13 horas de antecedência. É ideal para você ter o pão quentinho ao acordar ou quando voltar do trabalho.
Tem ajuste para regular a cor do pão e permite selecionar a cor do pão de sua preferência – pão claro, médio ou escuro.
Tem luz indicadora de funcionamento. Uma luz vermelha acende quando o produto está ligado. Você pode colocala perto de outros aparelhos, pois não a parede externa.

►Verifique estes vídeos, postados por pessoas que já usam a panificadora

Como programar a Panificadora Britânia







Vamos fazer esfiha na Maquina de Pão?

Pão de leite feito na panificadora da britânia


Manual


Na panificadora você também pode fazer o seu pão sem glúten.

Nenhum comentário :

Postar um comentário