VOTO CONSCIENTE Cheiros do campo nas receitas da vovó: Tome Chá com Leite: para aquecer os dias frios!

Leia AQUI

3 de abril de 2011

Tome Chá com Leite: para aquecer os dias frios!

A receita preferida da vovó!



Ingredientes

500ml de chá mate sem açúcar, e bem quente;
2 colheres de sopa de leite em pó Ninho
1 colher de sopa, rasa, de chocolate em pó
4 colheres de sopa de leite condensado (ou um pouco mais, se quiser)
1 colher de café de canela em pó.
Mexa bem até chegar ao ponto. Ou faça no liquidificador.


----------------------------- 
Essa é a receita moderna. 


A original era feita com o leite tirado direto da vaca Mimosa, e fervido.
E também não era colocado o leite condensado.
***
Quando minha tia Nena fervia leite (morei com ela algum tempo, quando era criança ) ela retirava aquela nata que ficava em cima e separava. Eu adorava comer com o pão recém saído do forno! 
Também gostava de colocar  a nata diretamente no café preto, em vez do leite. Gostava de comer aqueles fiapos de nata! Até hoje não conheci pessoa alguma que goste de nata do leite fervido.


A Mimosa era parecida com essa,
pelo que ficou na minha lembrança...
No verão, eu levantava bem cedinho, pegava minha "canequinha" e ía com minha tia tirar o leite da Mimosa.  
Ainda lembro do cheiro da grama molhada pelo sereno; daquele cheiro de cocheira e do leite quentinho e cheio de espuma em minha caneca. 
Que delícia!...


Neste ano, minha tia Nena fará 100 anos de idade!  
Vou tirar fotos dela, para colocar aqui e vocês poderão ver como a tia Nena  é bonita, com seu rosto  cheio  de marcas do tempo e da experiência,  que vamos adquirindo ao passar dos anos.


Informe-se sobre Gado Bovino

Vento minuano ou simplesmente minuano é o nome dado à corrente de ar que tipicamente acomete os estados brasileiros do Rio Grande do Sul e região sul de Santa Catarina. É um vento frio de origem polar (massa de ar polar atlântica), de orientação sudoeste, algumas vezes também classificado como “cortante”. Ocorre após a passagem das frentes frias de outono e inverno, geralmente depois das chuvas.
Seu nome deriva dos Minuanos, um grupo indígena que habitava os campos no sul do estado brasileiro do Rio Grande do Sul.
São Quatro, os Grandes Ventos
Continue lendo AQUI


Nenhum comentário :

Postar um comentário