VOTO CONSCIENTE Cheiros do campo nas receitas da vovó: O João-de-barro, eu e as casas nas árvores

Leia AQUI

1 de julho de 2012

O João-de-barro, eu e as casas nas árvores

Você já prestou atenção na semelhança entre o ninho do João- de- barro e os fornos usados antigamente para assar pães, principalmente? Desde pequena eu ficava olhando aqueles pássaros trabalhando na construção de suas casas.


A casa do João
O forno de barro

Em algumas árvores existiam mais de uma casinha.



Até casas de dois andares eles construíam...


Os mais velhos diziam que o joão-de-barro era muito ciumento e vingativo. Se ele desconfiava que estava sendo traído, ele prendia a companheira no ninho, tapando a porta, e deixava a coitada morrer lá dentro. Quando eu perguntava o que era traído, respondiam que “se ela tivesse outro namorado”.

Eu não acreditava nessa história porque achava que ele não teria coragem. E mesmo que tivessem mais casinhas juntas, nunca vi uma toda fechada, sempre havia uma portinha.

Eu ficava pensando: se o João-de-barro faz a sua casinha igual ao forno, por que a gente não poderia fazer nossas casas lá em cima da árvore? Como seria bom ter uma casa bem no alto, junto aos pássaros, às flores e frutas!

Seria muito bom uma casinha naquela árvore tão alta!

Hoje eu sei que o casal só usa a moradia  por um ano, período em que tem até quatro ninhadas. Em seguida, a dupla abandona o lar e começa a construção de um novo! 


Na argentina ele é chamado de Hornero

O joão-de-barro ou forneiro (Furnarius rufus) é uma ave Passeriforme da família Furnariidae. É conhecido por seu característico ninho de barro em forma de forno (característica compartilhada com muitas espécies dessa família). É a ave símbolo da Argentina, onde é chamado de hornero ("Ave de la Patria" - desde 1928).

Wikipedia


Trabalhadores
Macho e fêmea trabalham duro para construir sua casinha. Eles misturam barro úmido, palha e cocô de vaca (esterco), fazem uma grande bola de barro e amassam com o bico e com os pés.

Depois de modelada a casa, o que não falta é conforto! São dois cômodos e paredes grossas, de 3 a 4 centímetros (cm) de espessura. A entrada da casa é alta, permitindo que a família do joão-de-barro entre e saia do ninho sem se abaixar.
A parte do fundo é coberta com musgos e penas. É ali que as fêmeas depositam seus ovos na época da reprodução. A cada ninhada, põem de 3 a 4 ovos.
 O João- de- barro cuida bem da sua família. É marido e pai zeloso.  E trabalhador, como o cantor aí do vídeo.

Forno caipira feito com barro de cupim



Vejam as casas que hoje os humanos constroem em árvores. Bem que eu já havia pensado nisso...





2 comentários :

  1. Seu blog é lindu adorei..Sou BU 2228 e estou te seguindo.
    http://miltinha2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Miltinha,

    realmente tricotar é uma arte. Arte essa que não consegui aprender. Admiro pessoas como você, com essa e outras habilidades manuais.

    Estou aguardando a chance de te seguir.

    Onde encontro o BU 2228? Ainda não sei como fazer.

    Abraços

    ResponderExcluir