VOTO CONSCIENTE Cheiros do campo nas receitas da vovó: Está ansiosa? Ou com febre? Tome chá.

Leia AQUI

9 de maio de 2012

Está ansiosa? Ou com febre? Tome chá.

Se piorar, vá ao médico!


Não me lembro de ter ido ao médico quando criança. E tive quase todas as “doenças” infantis: como caxumba, varicela, catapora, sarampo;  dor de ouvido, de garganta, de barriga, e muita febre. Tudo isso foi tratado com chás.
Minha mãe usava um  chá específico para cada sintoma. Recordo que minhas febres eram tratadas com aipo  (ou salsão).
O salsão beneficia o controle da pressão arterial, é anti-inflamatório e uma boa fonte de potássio, e também é  fonte de vitamina A e cálcio.
Minha mãe plantava essa erva e  outras. O aipo (salsão) era usado em: laringite e bronquite; afecções febris; bronquite asmática; falta de apetite; doenças do estômago, doenças do fígado; flatulência e gases intestinais.
►Atenção: Riscos
Sob forma de saladas é contra indicado para diabéticos.

O aipo é um alimento que pode ser consumido por inteiro, desde as folhas até a raiz.
Na culinária brasileira é utilizado também no preparo de sopas, saladas e como condimento. Possui forma semelhante à salsa, porém, com tamanho maior. Apresenta baixa quantidade de calorias (21 kcal por 100 gramas).
O aipo é rico em potássio, importante mineral para o funcionamento do organismo. Costuma ser consumido cru, ralado ou cortado em rodelas.

Preciso voltar às minhas origens e ingerir mais chás, em vez de comprimidos. Vou iniciar uma pesquisa  e publicar aqui neste Blog, para nossa consulta.
Algumas ervas podem ser usadas na culinária, como tempero.

A Lú ensinou a fazer cubos congelados de salsão. Clique AQUI para aprender.

►Outras Receitas

Aproveitem. Vamos tomar chá.

Alecrim (Rosmarinus officinalis)
Receita: Use um punhado de folhas de alecrim, secas ou verdes para uma xícara de água e use mel para adoçar. Ferva a água e, em seguida, coloque as folhas de alecrim. Tampe e deixe em infusão por alguns minutos. Posologia: tome uma xícara do chá de Alecrim de uma a duas vezes por dia.

Avenca (Adiantum capillus)

Receita: Duas colheres de sopa de folhas secas de Avenca para um litro de água. Use mel para adoçar. Leve a água ao fogo com as folhas da avenca e deixe levantar fervura. Então, desligue o fogo e deixe-o abafado por uns três minutos. Coe e adoce com o mel. Posologia: Beba o chá de Avenca de 12 em 12 horas. Cuidados: Não utilize avencas ornamentais.

Borragem (Borago officinalis L.)
Receita: Uma colher de café de folhas e flores secas de borragem para cada xícara de água. Primeiramente, retire bem os “pelos” da erva. Em seguida, ferva a água e desligue o fogo. Então, despeje a água quente sobre a borragem e deixe tampado por cerca de dez minutos. Coe e espere ficar morna. Posologia: Beba o chá quando achar necessário, sem exageros. Cuidados: Pode causar reações alérgicas, sobretudo se os pelos da planta estiverem presentes.

Capim santo (Andropogon citratus)
O capim santo pode ser usado no tratamento da Insônia, da ansiedade e problemas digestivos. Recomenda-se o consumo do chá de duas a três vezes ao dia. A erva também é indicada para aumentar a produção de leite durante o período de amamentação. Também pode ser utilizado nas dietas de emagrecimento, devido à sua função desintoxicante. Nesses casos, pode-se optar pelo chá ou pelo suco preparado com a planta.

Funcho (Foeniculum vulgare)
Também conhecido como anis doce ou erva doce, rico em cálcio, cobre, ferro, fibras, fósforo, potássio, ódio, zinco, vitamina A, C e do complexo B. Por ser tão rico em nutrientes, o funcho atua em diferentes partes do organismo, sendo também eficiente no tratamento de doenças. Receita: três colheres de sopa de sementes secas de Funcho para um um litro de água. Deixe ferver a água e depois acrescente as sementes. Desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe descansar por 5 minutos. Posologia: Tomar uma xícara do chá três vezes ao dia. Cuidados: O chá de funcho não deve ser tomado em excesso, pois pode causar problemas no trato digestivo. Além disso, a erva em grande quantidade pode causar aborto.

Kawa Kawa (Macropiper methysticum)
Receita: Use três gramas da raiz de kawa kawa por xícara de água. Ferva os ingredientes por cinco minutos. Posologia: Tome três xícaras ao dia. Cuidados: A Kawa Kawa só pode ser utilizada sob prescrição médica. O seu uso pode causar alucinações e sintomas de intoxicação similares aos de remédios calmantes.

Maracujá ou passiflora ( Passiflora incarnata L.)
Receita: Uma folha fresca de maracujá com uma xícara de chá de água e mel. Leve a xícara de água para ferver enquanto você pica a folha de maracujá. Quando a água estiver em ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente as folhas, tampe o recipiente em seguida por cerca de cinco minutos. Adoce com mel. Posologia: Beba duas xícaras do chá por dia. Cuidados: Gestantes e pessoas com problemas de pressão baixa devem evitar o maracujá.

Valeriana (Valeriana officinalis)
A Valeriana é bastante usada para insônia, mas também é excelente para ansiedade. Não deve ser usada por mais de três meses, uma vez que ela pode viciar. A cada três meses, o uso dela deve ser interrompido pelo menos por um mês. Pode ser usada como medicamento, mas somente sob prescrição médica. Cuidados e Precauções: Não é indicada para gestantes. Em excesso, pode gerar comportamentos agitados, cefaléias, vertigens, alterações sensoriais, delírio, reações alérgicas, convulsões e parada respiratória. A urina pode adquirir cheiro característico da planta.
Fonte:
http://www.bolsademulher.com/corpo/de-um-basta-na-ansiedade--113222.html

**********


Nenhum comentário :

Postar um comentário