VOTO CONSCIENTE Cheiros do campo nas receitas da vovó: Chá de macela com leite e gemada

Leia AQUI

14 de abril de 2011

Chá de macela com leite e gemada

Quando eu era criança e ficava gripada, minha mãe fazia um chá de marcela (ou macela-do-campo)  com leite e gemada, que aprendera com minha avó.  Esse chá é muito gostoso! E nutritivo também.
Como fazer:
Bata uma gema de ovo com açúcar (gemada)
Ferva o leite com a macela e misture com a gemada.
Mexa bem e saboreie o chá.


A macela é uma das plantas mais utilizadas na medicina popular, e seu uso é variado em função de suas propriedades digestivas, antiespasmódicas,  anti-inflamatória e analgésica.
Sua coleta é cercada de misticismo e religiosidade, pois  a crendice popular ensina que a macela só terá ação terapêutica se for colhida durante a Semana Santa; de preferência no alvorecer da Sexta-feira da Paixão.


A macela (Achyrocline satureioides) é uma erva da flora [indiana]]eira também conhecida por macela-do-campo, macelinha, macela de travesseiro, carrapichinho-de-agulha, camomila nacional etc. Em algumas regiões, em português não padrão, é chamada de "marcela".
É um arbusto perene que atinge cerca de um metro de altura e que na região sul costuma florecer no mês de março. As flores são amarelas, com cerca de um centímetro de diâmetro, florescendo em pequenos cachos. As folhas são finas e de cor verde-claro, meio acinzentada, que se destaca do restante da vegetação do campo.
Na região sul do Brasil as flores da macela costumam ser usadas pela população como estofo de travesseiros para os bebês, por se acreditar que tenha efeitos calmantes.
As flores têm um aroma agradável e a infusão destas ou de suas folhas alivia dores de cabeça, cólicas e problemas estomacais.
Especificamente no Rio Grande do Sul há a tradição de colheita da macela na Sexta-Feira Santa, antes do sol nascer; pois acredita-se que a colheita nesse dia traga mais eficiência ao chá das flores.
No Nordeste elas florecem em setembro e geralmente são indicadoras de solos acidificados e degradados.
Na cosmética, a macela também atua como um bom clareador natural para os cabelos de tons castanho claro à louro, ainda que seja bem menos conhecida para essa finalidade que a camomila, a macela é o principal componente ativo de alguns shampoos para cabelos claros.

Este artigo sobre asteráceas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Macela: tradição que pode desaparecer
Leia AQUI

**************** 

 Propriedades e efeitos colaterais

Nome científico: Chamaemelum nobile (L.) All.
Família: Asteraceae.
Constituintes químicos: ácido angélico, ácido isobutírico, flavonóides, lactona sesquiterpênica, pró-camazuleno, tanino. Composição do óleo essencial: isoamila, issobutila, nobilina, pinocarveol.
Propriedades medicinais: antialérgica, antiespasmódica, antiinflamatória, antiirritante, emenagoga, estomáquica, sedativa, tônica.
Indicações: afecção nervosa, histeria, problema menstrual, febre intermitente, flatulência, má digestão; peles e olhos avermelhados, inflamação na pele, sarda, mancha senil nas mãos, joelhos e cotovelos ásperos, alergia na pele; clarear cabelos castanhos e claros.
Parte utilizada: flores, óleo essencial.
Contra-indicações/cuidados: não deve ser utilizada por pessoa em tratamento radioterápico, pois impede que a radiação destrua as células sadias e as malignas (efeito anti-oxidante).
Efeitos colaterais: reações alérgicas, efeito anticoagulante.
Modo de usar:
- infusão de 5 a 10 gs em 100 ml de água fervente por 15 minutos. Filtrar e tomar 3 xícaras ao dia;
- maceração de 10 gs em 100 ml de vinho branco por 5 dias. Filtar e tomar um cálice pequeno 3 vezes ao dia;
- titntura: 20 gs em 100 ml de azeite, esquenta em banho maria por 2 horas no fogo baixo. Filtar e usar para massagem: dores de ouvido, nevralgias, limpeza de crostas de recém-nascidos. Para reumatismo, acrescentar 10 gs de cânfora: massagear as juntas doloridas;
- decocção por 10 minutos, de 30 gs de camomila em 1/4 de xícara de azeite de oliva. Deixe esfriar, filtrar em gaze, esprema e aplique: queimaduras solares.
Fonte:
http://ervasmedicinais.blogspot.com/2006/06/macela.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário