VOTO CONSCIENTE Cheiros do campo nas receitas da vovó: A CAMOMILA e o DIABETES

Leia AQUI

18 de maio de 2012

A CAMOMILA e o DIABETES






Minha mãe, minhas tias e minhas primas tomavam  chá de camomila, mas não recordo se para algum tratamento outro, que não os problemas intestinais;  como calmante,  ou por gostar do sabor dele.
Em criança tomei muito chá de camomila. Também dei para os meus filhos, para eliminar os gases intestinais e para acalmar. O que não sabia, era que este chá também pode ser usado para o tratamento do Diabetes.


O Diabetes
É crescente o número de pessoas  diagnosticadas com Diabetes entretanto, existe outro tanto que  nem sequer imagina estar com a doença. Esse grupo só descobre quando os sintomas se fazem gritantes, e a glicose já está muito elevada.  O controle  do Diabetes não é apenas medicamentoso, envolve uma reeducação alimentar com dieta rígida que elimina os  alimentos que contenham açúcar. Uma das informações que tem circulado no meio científico, é que o chá de camomila reduz a taxa de glicose e que o mesmo pode ajudar no combate das complicações da doença.

Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal doaçúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde como por exemplo o excesso de sono no estágio inicial, problemas de cansaço e problemas físicos-táticos em efetuar as tarefas desejadas. Quando não tratada adequadamente, podem ocorrem complicações como Ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, amputação do pé e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações

1 Epidemiologia
· 2 Classificações
· 3 Sinais e sintomas
o 3.1 Fatores de risco
· 4 Diagnóstico
· 5 Causas
o 5.1 Fatores Genéticos
· 6 Fisiopatologia
o 6.1 Cetoacidose diabética
· 7 Tipos
o 7.1 Diabetes mellitus tipo 1
o 7.2 Diabetes mellitus tipo 2
o 7.3 Diabetes gestacional
o 7.4 Outros tipos
· 8 Complicações
o 8.1 Complicações agudas
o 8.2 Complicações crônicas
· 9 Tratamento
· 10 Projeto de lei para diabéticos no Brasil
· 11 Medicamentos gratuitos
· 12 Prevenção
o 12.1 Prevenção do diabetes tipo 1
o 12.2 Prevenção das complicações
· 13 História

A diabetes insipidus (DI) é uma doença caracterizada pela sede pronunciada e pela excreção de grandes quantidades de urina muito diluída. Esta diluição não diminui quando a ingestão de líquidos é reduzida. Isto denota a incapacidade renal de concentrar a urina. A DI é ocasionada pela deficiência do hormônio antidiurético (vasopressina) ou pela insensibilidade dos rins a este hormônio.
O hormônio antidiurético é produzido normalmente no hipotálamo do cérebro e liberado pela neuro-hipófise. Ele controla o modo como os rins removem, filtram e reabsorvem fluidos dentro da corrente sanguínea. Quando ocorre a falta desse hormônio (ou quando os rins não podem responder ao hormônio) os fluidos passam pelos rins e se perdem por meio da micção. Assim, uma pessoa com diabetes insípido precisa ingerir grande quantidade de água em resposta à sede extrema para compensar a perda de água.

Índice


Fonte: wikipedia

Efeitos do chá de camomila nas complicações do diabetes


►Leia AQUI

A camomila-vulgar, camomila ou camomila-alemã (Matricaria recutita) é uma planta da família Asteraceae. É uma planta com uso medicinal, cosmético, alimentar e em outras áreas.
Origem
A sua origem mais provável é a Europa e América do Norte, onde é muito comum nos jardins públicos. Sendo que as partes mais usadas são as flores e as folhas.
Surpreende pelas suas utilidades: além de ornamental, produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos. Trata-se de uma das ervas mais antigas que a humanidade já utilizou. O intenso aroma despertou o interesse pela planta e antigos pesquisadores, atraídos pelo doce perfume, acabaram por descobrir várias das propriedades que tornaram a camomila tão famosa.
Os antigos egípcios tratavam uma doença semelhante à malária com o chá de suas flores. Ficou muito conhecido também um tipo de vinho aromatizado com flores de camomila. Na Espanha, por exemplo, esse vinho era usado como digestivo.
Como a lenda diz que atrai dinheiro se plantada ao redor da casa afasta o olho gordo; simboliza a prosperidade.
Pode ser usada das mais diversas formas, caseiro, culinário, Aromaterapia, pois o seu óleo essencial é sedativo e anti-fúngico. Bom para queimaduras solares.
Efeitos colaterais:  como toda erva tem certas restrições de uso. Não deve ser utilizada por quem faz tratamento radioterápico, pois como tem efeito anti-oxidante, a camomila impede que a radiação destrua as células sadias e as malignas.

Medicinal

Os egípcios a usavam no tratamento da malária, devido a sua ação anti-inflamatória, é indicada para má digestão, cólica uterina, sedativa (infusão flores ou chá da flor de camomila); para queimaduras de sol (ajuda a refrescar a pele e evita o vermelhidão da pele), conjuntivite e olhos cansados (compressas com infusão do preparado das flores).
Para criança ajuda combater vermes. Como chá usado diáriamente diminui as dores musculares, tensão menstrual, stress e insônia, diarréia, inflamações das vias urinárias; misturado ao chá de hortelã com mel combate gripes e resfriados; banho com sachê de camomila é sedativo e restaurador de forças, e especial para hemorróidas.
Na forma de infusão é útil para o fígado, antialérgico, dores de reumatismos, nevralgias; ajuda a purificar o organismo e aliviar a irritação causada pela poluição. Age como sudorífico.
Não deve ser utilizada em doentes que tomem medicamentos com varfarina, pois os riscos de hemorragia são aumentados.

Estético

A camomila é vulgarmente utilizada para clarear o cabelo. A planta actua progressivamente nos pigmentos capilares de forma a atribuir ao cabelo um tom mais claro, chegando mesmo ao louro natural. Existem disponíveis no mercado dezenas de shampoos de camomila e ainda outras loções aclaradoras que também recorrem a este processo natural.
A camomila é, igualmente, muito utilizada em cremes, devido à acção suavizadora da pele. Em determinados casos, a camomila atua na pele atribuíndo-lhe luminosidade e retirando o ar seco e envelhecido.
Fonte: Wikipedia

2 comentários :

  1. Olá!Adorei estas informações, Amigas blogueiras unidas ,tudo bem amo dar uma passadinha em seu blog sempre te novidades.Sabe no meu blog esta rolando um concurso vou ficar muito feliz com sua participação.bj
    adri
    adrimanais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz com a visita de vocês.

    Adri, não consigo entrar no teu blog. Diz que não existe, neste endereço. como faço?

    ResponderExcluir