VOTO CONSCIENTE Cheiros do campo nas receitas da vovó: As vagens de feijão e de ervilha da minha infância

Leia AQUI

19 de julho de 2011

As vagens de feijão e de ervilha da minha infância



Nesta semana será comemorado o aniversário de  nascimento de Gregor Mendel,  biólogo, botânico e religioso austríaco de origem tcheca (22/7/1822-2/1/1884), precursor da teoria genética.
Gregor Mendel nasceu em um  pequeno povoado chamado Heinzendorf, na atual Áustria. Ele foi batizado com o nome de Johann Mendel, mudando o nome para Gregor, após ingressar para a ordem religiosa dos agostinianos. Foi ordenado sacerdote no ano de 1847.
Filho de camponeses interessou-se desde cedo pelas plantas e pela vida religiosa.


Primeira Lei: também conhecida com Lei da Segregação, explica que na fase de formação dos gametas, os pares de fatores se segregam.

Segunda Lei: também conhecida como lei da Uniformidade, afirma que as características de um indivíduo não são determinadas pela combinação dos genes dos pais, mas sim pela característica dominante de um dos progenitores (característica dominante).

Segunda Lei: também conhecida como Lei da Recombinação dos Genes, explica que cada uma das características puras de cada de cada variedade (cor, rugosidade da pele, etc) se transmitem para uma segunda geração de maneira independente entre si.


Ao ler sobre “O monge e as ervilhas”  recordei das ervilhas e das vagens da minha infância.

Grande parte do meu sustento vinha dessas vagens de ervilha e de feijão, que minha mãe plantava no pátio de nossa casa. Lembro de minha mãe separando as vagens e colocando-as em sacos de papel, na época da colheita.  Esses saquinhos eram postos em uma grande cesta.
Minha mãe batia palma de portão em portão oferecendo as vagens. Ela adquiriu uma grande freguesia, pois o produto era selecionado e bom.

Fonte :Wikipedia


O picadinho da mamãe

Minha mãe fazia um picadinho de vagem de feijão ou de ervilha com carne, que ficavam uma delícia.

Gosto muito de picadinho de vagem de feijão com carne e quando o produto baixa de preço, sempre faço.

Não gosto de comprar carne moída, só eventualmente.

Compro carne em quilo e pico em cubinhos bem pequenos. Quanto menor, melhor.
Não sou muito habilidosa na cozinha, mas gosto do meu tempero. A higiene também.

Lavo as vagens em água corrente, escorro e removo as pontas.Separo.
Pico a carne  e coloco em uma panela com pouco azeite, já quente. Frito a carne e, após, coloco a cebola e o alho, picados – o alho pode ser amassado com uma pitada de sal. Frito mais um pouco e acrescento dois tomates bem picadinhos, com a vagem. Deixo cozinhar em pouquíssima água. Quando está quase pronto, acrescento pimentão verde, amarelo e vermelho e tempero com sal.  As vezes, coloco também o molho inglês, ante do sal.

É simples, sem muito tempero ( meu filho não gosta de salsa ou de cebolinha verde) mas fica gostoso. 
Salsa e cebolinha posso colocar no meu prato.

Vagem de feijão e de ervilha podem estar presentes em várias receitas, como em uma salada, ou em picadinhos com  milho e outros legumes.
Eu prefiro fazer separados, para não misturar o gosto.





ERVILHA-DE-GRÃOS
Pisum sativum L.

 Originária do Oriente Médio, a ervilha é muito apreciada em todo o mundo como legume, sendo consumida como grãos verdes ou grãos enlatados (secos reidratados ou verdes). No Brasil, até os anos oitenta, o produto era quase totalmente importado; atualmente, toda a demanda pode ser atendida pela produção nacional. Seu cultivo é efetuado durante o inverno, sendo a planta bastante tolerante a baixas temperaturas.

Índice


Nenhum comentário :

Postar um comentário