VOTO CONSCIENTE Cheiros do campo nas receitas da vovó: Sou anterior ao Sputnik

Leia AQUI

2 de maio de 2013

Sou anterior ao Sputnik


O Sputnik 1 foi o primeiro satélite artificial da Terra. Foi lançado pela União Soviética em 4 de outubro de 1957 na Unidade de teste de foguetes da União Soviética atualmente conhecido como Cosmódromo de Baikonur.
O Sputnik 1, era uma esfera de aproximadamente 58,5 cm e pesando 83,6 kg. A função básica do satélite era transmitir um sinal de rádio, "beep", que podia ser sintonizado por qualquer radioamador nas frequências entre 20,005 e 40,002 MHz , emitidos continuamente durante 22 dias até 26 de outubro de 1957, quando as baterias do transmissor esgotaram sua energia.
O satélite orbitou a Terra por seis meses antes de cair. Apesar das funcionalidades reduzidas do satélite, o Sputnik 1 ajudou a identificar as camadas da alta atmosfera terrestre através das mudanças de órbita do satélite.
O satélite Sputnik era pressurizado internamente por nitrogênio, oferecendo também a primeira oportunidade de estudo sobre pequenos meteoritos, detectado através da despressurização interna ocasionada pelo impacto perfurante de um pequeno meteorito, evidenciado através de grandes variações internas de temperatura conforme a pressão diminuía. Tais variações de temperatura refletiram no sinal emitido pelo transmissor que foram monitorados pelo controle do satélite em terra.

Quando o Sputnik 1 foi lançado, eu estava com 11 anos e três dias.
Usei muitos vestidos com saias franzidas  armadas por anáguas engomadas.
Na minha adolescência, andei de Renault e Romi-Isetta; não entendia como eu ficava em pé se a Terra era redonda e estávamos de cabeça para baixo... Aprendi a datilografar em uma máquina de escrever Remington. O slide abaixo, que recebi por e-mail, trouxe várias lembranças daquela época...




2 comentários :

  1. Olá achei uma raridade no universo das blogueiras ..(rsrs) que vovó mais moderninha ! Um cantinho cheio de surpresas ...amei ! Também sou vovó e tenho um blog , porém não sei trabalhar com tantos recursos. Que mimoso é teu cantinho to te seguindo pra não te perder de vista .Beijinhos no coração !PARABÉNS !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida, tenho idade para ser avó mas ainda não tenho netos.
      Fiz esse blog para brincar um pouco, sem qualquer compromisso com a perfeição. Vou colocando o que "me dá na telha". Lembra desse ditado popular? rssss.

      Obrigada pelo carinho.

      Vou lá te visitar, agora.

      bjs.

      Excluir