VOTO CONSCIENTE Cheiros do campo nas receitas da vovó: Mude as pedras do seu caminho

Leia AQUI

7 de outubro de 2012

Mude as pedras do seu caminho


Você conhece a estória da  Sopa de Pedras?  Minha mãe, minhas tias e tios contavam  essa estória e eu gostava de ouvir.
Sempre gostei de brincar com pedras. Elas eram o meu pão, o bolo, os móveis da casa, enfim, elas se transformavam naquilo que eu imaginava. Só lamento não ter sido apresenta às tintas!

Pedras, tintas e habilidade é o que vamos ver nas fotos que encontrei em alguns blogs e colocarei abaixo, para encantar vocês.

Lindos cães em minúsculas pedras

A Ernestina, do http://sassiaparte.blogspot.com.br/2012/02/ciuffo.html escreveu no blog que vai parar de desenhar cães em pedras porque ela acha que eles ficam presos.  

Na verdade, qualquer coisa em "não movimento" pode parecer presa, como em uma foto. Mas isso depende do ponto de vista. Eu vejo o cão bem aconchegado na pedra, que se torna, não uma prisão, mas sim um ninho acolhedor.  O trabalho dela é tão lindo que deixei um comentário pedindo para ela não parar. O que vocês pensam sobre o assunto?

Vejam que lindos desenhos de animais. Esses não lembro a origem.


Trabalho com crianças
As pedras podem ser usadas para desenhos mais simples, que poderão ser feitos por crianças.
Encontrei no http://www.memamind.com/2012/07/pedras-pintadas.html a "receitinha":
Material
- Algumas Pedras de diversos tamanhos (grande o suficiente para pintá-las)
- Tinta Acrílica (para fazer em casa: misture Aguarela com Cola Branca)
- Pincel
- Lápis
- Jornais velhos (para forrar a mesa)
- Roupa velha ou avental de plástico para a criança
- Eventualmente Cola que cole também pedras

Procedimentos:
Para evitar sujeira e riscos na mesa, forre a superfície primeiramente com jornais. Se preferir, cole-os com fita adesiva na mesa. Para a criança ficar à vontade, coloque nela uma roupa velha que ela possa sujar. Também pode usar uma camisa velha do pai ou então um avental, se tiver.

Agora coloque a pedra a ser pintada sobre os jornais e explique à criança que primeiro desenhe o motivo desejado a lápis. Em seguida ela pode pintar o motivo com aguarela. A alternativa a isso é começar logo com a tinha aguarela. Deixe secar o lado pintado e pinte enquanto isso as outras pedrinhas com a criança. Quando as primeiras estiverem secas, vire e pinte do outro lado.

Para finalizar e dar o toque final você pode passar verniz. Se quiser, também é possível colar uma pedra na outra para criar figuras e, quando a cola secar, pintá-las.

As pedras pintadas podem, dependendo do tamanho, ser usadas como decoração na prateleira, como pisa-papéis de suas cartas ou mesmo como peso de porta.

Aprecie o resultado que encontrei no http://pepeparty.blogspot.com.br




No blog http://www.michellepaigeblog.com/ você pode ver crianças pintando pedras.

Havia pedras no meu caminho,
no meu caminho havia pedras...

escolhi uma e fiz um ninho!


2 comentários :

  1. Que linda sugestão, é uma pena eu não saber pintar. Minha filha adora colecionar pedras. Obrigada por compartilhar essa dica preciosa.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida, não precisa saber pintar. Podes brincar com a tua filha fazendo listas, traços, bolinhas tipo puá, ou qualquer outra coisa. Depois passa um verniz por cima, e pronto!

      Boa brincadeira, bjs!

      Excluir