VOTO CONSCIENTE Cheiros do campo nas receitas da vovó: O chato de galocha

Leia AQUI

4 de julho de 2012

O chato de galocha



A galocha era um tipo de calçado de borracha flexível colocado por cima dos sapatos para reforçá-los e protegê-los da chuva e da lama. Elas eram feitas de borracha bem flexível, na cor preta e marrom escuro, e fácil de carregar pois não ocupavam muito espaço.

Usei muita galocha quando jovem.

Procurei na internet para mostrar para vocês, mas encontrei um tipo mais moderno, coloridos.
O que atualmente chamam de galochas, nós denominávamos de "botas de chuva".

Algumas pessoas quando nos visitavam em dias de chuva, ou quando as ruas ainda se encontravam cheias de barro, usavam galochas que eram retiradas para entrar na casa.

Aquelas que não tinham esse cuidado em entravam  com suas galochas sujando o assoalho de barro, eram chamadas de “ o chato de galocha”

************* 



Mas afinal o que é uma galocha?
Galocha já não existe mais. Era um sapato de borracha flexível que se vestia por cima dos calçados normais para poder andar na chuva. Lá pelos idos dos anos 50/60 os homens gostavam de andar bem vestidos e os sapatos bem lustrados, de modo que andar no barro era um sofrimento e sempre tinha um chato que entrava na casa da gente sem tirar a galocha e sujava o chão de barro. Esse era o "chato de galocha".

Nos novos tempos a indústria de calçados inventou uma bota de borracha colorida e deu o nome de galocha, caiu no gosto feminino e esqueceram a tradicional. As fotos comprovam o que digo, portanto ser um chato de galocha não é ser do mal. Hoje, ser um chato de galocha é ser ecologicamente correto, ser politicamente correto e ser ético. Um chato de galocha exige ser bem atendido no restaurante; separa o lixo reciclável; reclama seus direitos; exige do senador, do deputado, do vereador que o represente. O chato de galocha cumpre suas obrigações, paga impostos e respeita o trânsito.

Sou o chato de galochas, com muito orgulho.
Fonte:


Se o chato de galocha é aquela pessoa que cumpre com suas obrigações e exige o mesmo dos outros, eu também sou “uma chata e galocha” com muito orgulho.
Espero isso de você também!


Galochas modernas
Imagem da Web

3 comentários :

  1. olá sou Bu 2043 e vim através do mosaico das Bus conhecer seu cantinho eja estou te seguindo e te convido a conhecer o meu caso ainda não o conheça bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Vou te procurar no mosaico...ainda estou "engatinhando" por aqui. Mas estou tentando e vou aprendendo.

    bjs.

    ResponderExcluir
  3. Van,

    espero que gostes. Vou te seguir, sim, com prazer!

    Abraços.

    ResponderExcluir