VOTO CONSCIENTE Cheiros do campo nas receitas da vovó: Fogueira, comida e bebida nas festa juninas

Leia AQUI

10 de junho de 2012

Fogueira, comida e bebida nas festa juninas

Acho as festas juninas bastante alegres mas sinto desconforto em relação ao calor perto  das fogueiras e o frio longe delas. O  choque térmico entre o calor e o frio sempre me traz problemas.  
Quando eu trabalhei no Jornal do Comércio, em Porto Alegre-RS - uma empresa que à época tinha várias irreguraridades na ergonomia e temperatura ambiente - eu precisava sair da redação ( a quase 40º ) para ir atender as visitas na sala da diretoria com ar condicionado a uma baixa temperatura. Isso, várias vezes durante o meu horário de trabalho. Essa troca brusca  acentuava o meu quadro álgico além de provocar dor de garganta.  

Desde criança reajo mal nas trocas bruscas de temperatura. Acredito que seja por esse motivo que não gostava de estar perto das fogueiras e,  anda hoje, não participo destas festas.







A festa junina 2012 é uma celebração que acontece tradicionalmente em diversos países do mundo, no dia 24 de junho. Apesar de dar um pouco de trabalho para arrumar toda a decoração,  como balões, bandeirinhas, a fogueira, quadrilha e os trages de um tradicional arraial da roça, o resultado é muito compensador.
A bebida que não pode faltar em uma festa junina é o popular e muito conhecido quentão.

Em uma festa junina também não pode faltar o pinhão.

Mas eu  vou confessar que sou muito preguiçosa para comer pinhão. Só se me oferecem já cozido e descascado.  

*********** 
Festas juninas ou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão na europa ou do inverno no Brasil, que era celebrada no dia 24 de junho, segundo ocalendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como "Festa de São João". Os outros dois santos populares celebrados nesta mesma época são São Pedro e São Paulo (no dia 29) e Santo Antônio (no dia 13).
Essas celebrações são particularmente importantes no Norte da EuropaDinamarca,Estónia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega e Suécia —, mas são encontrados também na Irlanda, na Galiza, partes do Reino Unido (especialmente na Cornualha),França, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Ucrânia, outras partes da Europa, e em outrospaíses como Canadá, Estados Unidos, Porto Rico, Brasil e Austrália.

******
Fogueiras


De origem europeia, as fogueiras juninas fazem parte da antiga tradição pagã de celebrar o solstício de verão. Assim como a cristianização da árvore pagã "sempre verde" em árvore de natal, a fogueira do dia de "Midsummer" (24 de junho) tornou-se, pouco a pouco na Idade Média, um atributo da festa de São João Batista, o santo celebrado nesse mesmo dia. Ainda hoje, a fogueira de São João é o traço comum que une todas as festas de São João europeias (da Estônia a Portugal, da Finlândia à França). Estas celebrações estão ligadas às fogueiras da Páscoa e às fogueiras de Natal. 

Santo Antonio


Santo António ou Antônio de Lisboa, internacionalmente conhecido como Santo António de Pádua], OFM (Lisboa,15 de Agosto de 1191-1195 ? - Pádua, 13 de Junho de 1231), de seu nome de batismo Fernando Martins de Bulhões, foi um Doutor da Igreja que viveu na viragem dos séculos XII e XIII.


São João


Festa de São João relembra São João ou João Batista, o homem que nasceu em 24 de junho e, através de suas atitudes na vida, trouxe a mensagem de que "devemos mudar nossos rumos para encontrar a luz", sugerindo que o caminho para isso é a meditação, a interiorização, a reflexão, pois São João nos ensina que todas as respostas estão e serão encontradas dentro de nós.
http://www.rumodogirassol.com.br/saojoao.htm


São Pedro e São Paulo


*************
Receita de Quentão de vinho

1 garafa de vinho tinto suave (750ml)
1 copo de cachaça
1 copo de água
5 colheres de açúcar (sopa)
2 colheres de cravo da índia
2 pedaços de canela (pau)
1 pedaço de gengibre a gosto
Cozinhe tudo em uma panela em fogo brando. Depois que levantar fervura deixar uns cinco minutos e está pronto para beber.

Quentão sem álcool, liberado para as crianças

Ingredientes

. 500 ml de suco de uva
. 1,5 litro de água filtrada
. 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
. 10 unidades de cravo
. 100 g de gengibre picado
. 2 pedaços de canela em pau
. 2 limões cortados em rodelas
Modo de preparo
1. Em uma panela, coloque o suco de uva, a água e o açúcar mascavo. Misture e deixe aquecer.

2. Adicione o cravo, o gengibre, a canela e o limão.

3. Espere ferver e mantenha no fogo por mais 10 minutos.

4. Desligue, coe e sirva.



Aprenda a fazer pratos tradicionais para surpreender nas festas juninas
As receitas incluem ingredientes típicos de todas as regiões do país.



Nenhum comentário :

Postar um comentário