VOTO CONSCIENTE Cheiros do campo nas receitas da vovó: Você já imaginou o mundo sem o zíper?

Leia AQUI

24 de abril de 2012

Você já imaginou o mundo sem o zíper?



O zíper, essa maravilhosa invenção, pode se tornar um terror tanto para as mulheres quanto para os homens. 

Imagine-se em um local público e você precisa ir ao toalete e o zíper tranca. Não abre. Você tenta daqui, tenta dali e puf! Ele rebenta. Bem, já ocorreu isso comigo várias vezes quando criança (para uma criança tudo é mais fácil) e quando adulta. Resolvi colocando a blusa para fora do cóz da saia. Ainda bem que a moda permitia... 
Minhas tias e minha mãe usavam zíper nas saias dos adultos, mas também em algumas calças minhas. Eu não gostava porque “beliscava”, eu dizia. 
Minha mãe costurava lindos vestidos; blusas e saias para mim, porém optava  pelos botões, que achava mais delicados.
Hoje, não imagino uma bolsa, um jeans e outras coisas sem um zíper. Gosto de zíper até em capas de almofadas.
Vejam essas lindas almofadas. Elas tem zíper. Acesse o link e você aprenderá a faze-las, passo a passo. Achei bastante interessante as instruções: http://comofaz.net/2008/01/que-tal-almofadas-novas/


O inventor do zíper nasceu em 24 de abril de 1880

Inicialmente, Sundback propôs que sua invenção substituisse um gancho que prendia as botas das mulheres. Sua invenção se popularizou em 1930, e Sundback morreu em 1954 vitima de um problema cardíaco.



Otto Fredrik Gideon Sundback (24 de abril de 1880 - 21 de junho de 1954) nasceu em Sonarp fazenda em Ödestugu Parish, em Jönköping County , Småland , Suécia. Ele era filho de Jonas Otto Magnusson Sundback, um próspero fazendeiro e sua esposa Kristina Karolina Klasdotter. Após seus estudos na Suécia, Sundback se mudou para a Alemanha , onde estudou na Escola Politécnica em Bingen am Rhein. Em 1905, ele emigrou para os Estados Unidos , e começou a trabalhar na Westinghouse Electric and Manufacturing Company em Pittsburgh, Pensilvânia . Em 1906, Sundback foi contratado para trabalhar para a Companhia Universal Fastener em Hoboken, New Jersey . Em 1909, casou com Elvira Sundback Aronson, que era filha do gerente da fábrica sueca. Posteriormente Sundback foi promovido ao cargo de designer-chefe Fastener Universal.

Sundback fez vários avanços no desenvolvimento do zipper entre 1906 e 1914, enquanto trabalhava para as empresas que mais tarde evoluiu para Talon, Inc. Naquele tempo o produto da empresa foi baseado ainda em ganchos e os olhos. Sundback desenvolveu uma versão melhorada do C-rança, o chamado "Plako", mas também tinha uma forte tendência a separar, e não foi mais bem sucedida do que as versões anteriores. Sundback finalmente resolveu o problema puxando-apart em 1913, com sua invenção da primeira versão não baseada no princípio do gancho e do olho, o "prendedor Hookless 1". Ele aumentou o número de elementos de fixação a partir de quatro polegadas por 10 a 11 ou. Sua invenção tinha duas linhas opostas de dentes que puxados em uma única peça pela barra, e aumentou a abertura para os dentes guiados pelo controle deslizante.

Em 1914 Sundback desenvolveu uma versão com base em dentes de bloqueio, o "No. Hookless 2", que foi o zíper de metal moderno em todos os seus fundamentos. Neste dispositivo prendedor cada dente é perfurado para ter uma ondulação na sua parte inferior e uma projeção bico cônico ou no seu topo. A ponta em cima de um dente engata na covinha correspondente na parte inferior do dente que se lhe segue, do outro lado, como as duas tiras de dentes são reunidos por meio dos dois canais Y do cursor. O nome zíper foi criado em 1923 por BF Goodrich , que usou o dispositivo em seus novos carregadores . Inicialmente, botas e tabaco bolsas foram o uso primário para zíperes, que levou mais de vinte anos antes que vingasse na moda indústrial. Durante a II Guerra Mundial o zíper alcançou ampla aceitação e passou a ser usado nas calças e nas aberturas de saias e vestidos. 
Fonte: wikipedia

Nenhum comentário :

Postar um comentário