VOTO CONSCIENTE Cheiros do campo nas receitas da vovó: Um churrasco, para reunir os amigos

Leia AQUI

24 de janeiro de 2012

Um churrasco, para reunir os amigos

Convidar  para saborear um churrasco, no Rio Grande do Sul,  é  uma das formas mais usadas para reunir amigos e familiares em reuniões, festas e outros eventos. A carne agrada pelo seu sabor, praticidade e simplicidade de preparo. Entretanto, é preciso saber como  assar, para servi-la com o verdadeiro sabor de um bom churrasco.
Hoje recebi a visita da minha prima Dulcy ( a Duda) e recordamos dos gritos dos porcos levados para serem abatidos. Meu tio Lindolpho e minha tia Isa  levantavam muito cedo e me deixavam na cama para que não assistisse os trabalhos. Mas eu acordava com o “choro” do animal. Ficava com pena do bichinho, mas, na hora de comer, saboreava a comida com muito prazer. 
Os humanos são contraditórios, mesmo!
o preparado da linguiça
sendo embutido na tripa


Eu comia torresmo,  murcílha e linguiça. Quando criança nós chamávamos de murcilha. 
Pesquisando, verifiquei que o termo vem do espanhol, mas  também é  conhecida como ''morcela''  ou ''chouriço'',  conforme a região e o tipo de preparo.
É um embutido como a linguiça, tradicionalmente de porco, porém feito com o sangue (murcilha preta) e as vísceras, a pele, e outras carnes menos nobres do animal que sobram da carneação (murcilha branca), além de especiarias diversas.
No Rio Grande do Sul é muito apreciada a tradicional murcilha preta, recheada com arroz cozido e tempero verde (salsa e cebolinha).
Atualmente não gosto mais de torresmo e morcela.
Meus tios aproveitavam o porco inteiro, das tripas à pele.
Os pés colocavam no mocotó. 
Jamais matei algum animal, nem mesmo galinha ( a não ser  pulgas, mosquito,  piolho e barata - mato todas que posso). 
Lembrei: quando eu tinha uns oito anos, matei um filhote de cobra verde ( ou cobra cipó) , com uma pedrada certeira na cabeça,  que ficou esmagada. Quando cresci um pouco mais, corria das cobras.

Mas voltemos ao churrasco.

Clique na imagem e saboreie o LIVRO DE RECEITAS PARA CHURRASCO, de Luiz Fernando Almeida Caixeiro.


"Churrasco é o nome dado ao prato feito a base de carne in natura ou processada, assada sobre fogo ou brasas, com a utilização de estacas de madeira ou metal — chamados de espetos — ou de grelhas.
Não existe referência exata sobre a origem do churrasco, mas presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. 
Com o tempo as técnicas foram aperfeiçoadas, principalmente entre os caçadores e criadores de gado, dependendo sempre do tipo de carne e lenha disponíveis.
Na América do Sul, a primeira grande área de criação de gado foi o pampa, uma extensa região de pastagem natural que compreende parte do território do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, além da Argentina e Uruguai. Foi ali que os vaqueiros, conhecidos como gaúchos, tornaram o prato famoso e típico. 
A carne assada era a refeição mais fácil de se preparar quando se passava dias fora de casa, bastando uma estaca de madeira, uma faca afiada, um bom fogo e sal grosso, ingrediente abundante que é utilizado como complemento alimentar do gado.

A partir dali o costume cruzou as regiões e se tornou um prato nacional, multiplicando-se as formas de preparo, o que gera entre os adeptos muita discussão sobre o verdadeiro churrasco, como por exemplo a utilização de lenha ou carvão, de espeto ou grelha, temperado ou não, com sal grosso ou refinado, de gado, suíno, aves ou frutos do mar.
O correto é afirmar que não existe fórmula exata, uma vez que cada região desenvolveu um tipo diferente de carne assada, mas, sem dúvida, a imagem mais famosa no Brasil é o churrasco preparado pelos gaúchos, expressão que virou nome do cidadão nascido no estado do Rio Grande do Sul.
No Brasil, churrasco se refere a toda carne assada na churrasqueira ou no estilo fogo de chão, quase sempre em grandes espetos na região sul, e grelha nas outras regiões.
Para o fogo, o mais comum é o uso de carvão, pela praticidade e facilidade de compra, porém os mais tradicionalistas defendem o uso da lenha. Existem também churrasqueiras à gás, pouco utilizadas por interferir no tradicional sabor do assado.
O tempero varia conforme o gosto e o costume local, podendo ser simplesmente sal grosso ou refinado, até as mais elaboradas fórmulas. De longe, a carne preferida é a bovina, mas também são muito apreciadas as carnes de origem suína, ovina, de aves, além de embutidos, como a linguiça."
Fonte:
Wikipédia



Nenhum comentário :

Postar um comentário