VOTO CONSCIENTE Cheiros do campo nas receitas da vovó: Romi Isetta: parecia um carro de brinquedo

Leia AQUI

9 de janeiro de 2012

Romi Isetta: parecia um carro de brinquedo

Eu gostava de andar nesse carro, na minha adolescência. 

Boas lembranças.


Foto da Webb

O Isetta foi um dos microcarros produzido nos anos posteriores à Segunda Guerra Mundial. Embora o desenho seja originário de Itália, construíram-se noutros países como Espanha, Bélgica, França, Brasil, Alemanha e Reino Unido.
Em 9 de abril de 1953 a empresa italiana Iso Automotoveicoli, fabricante de motocicletas e triciclos comerciais, apresentou no salão de Turim um projeto iniciado em 1952 denominado Isetta, que consistia em um automóvel de baixo custo, voltado para a realidade da economia do pós-guerra italiano. Projetado pelo engenheiro aeronáutico Ermenegildo Preti e seu colaborador Pierluigi Raggi, possuía características peculiares, como porta frontal para facilitar o acesso ao interior do veículo, pequenas dimensões, boa dirigibilidade e performance suficiente para a época (máxima de 80 km/h) com um consumo de até 25 km com apenas um litro de gasolina.
Apesar dos evidentes dotes de racionalidade e economia, sua vida na Itália teve curta duração e sua fabricação encerrou-se em 1956.
******** 
Em 1955, a empresa brasileira Máquinas Agrícolas Romi anuncia a fabricação, sob licença da empresa italiana Iso Automotoveicoli, do Iso Isetta no Brasil, país em que o carro foi batizado como Romi-Isetta.
Em 1956 é lançado o Romi-Isetta no Brasil, equipado com um pequeno motor de dois tempos.
Em 1959 o Romi-Isetta passa a ser equipado com um motor de quatro tempos de fabricaçãoBMW.
Em 1961, após a produção de cerca de três mil exemplares, é encerrada sua fabricação no Brasil.

Fotos do Isetta

Nenhum comentário :

Postar um comentário