VOTO CONSCIENTE Cheiros do campo nas receitas da vovó: Saudades da minha infância...

Leia AQUI

17 de julho de 2011

Saudades da minha infância...

“Lutei para escapar da infância o mais cedo possível.
E assim que consegui, voltei correndo pra ela.” (Orson Welles)

Não existia televisão quando eu era criança.

Tinha as  brincadeiras ao ar livre, com os animais. 
Eu gostava dos cavalos, das vacas, das cabritas, das ovelhas, das galinhas, dos galos, dos pintinhos, dos gatos, dos cachorros, dos marrecos e dos coelhos...


Meu tio Lindopho criava coelhos, que vinham para o meu colo. Eram mansinhos e graciosos.

Lembro de um coelhinho branco que era o meu amiguinho de brincadeiras. Não havia outras crianças com as quais eu pudesse brincar. Então eu brincava com os bichinhos ou sozinha. 
Ficava observando os pássaros, tão coloridos...

Mas dos bodes eu tinha medo. Eram bravos. Eles corriam atras de mim, e bem  rápido. Eu ficava longe deles!







 Os gatinhos eram lindos, mas as vezes me arranhavam.

Na minha infância não tive contato com televisão , mas existia rádio de galena. Que eu não mexia. 

Não gostava de escutar. Preferia observar as cigarras, com as suas asas transparentes... e ouvir seu canto.



Minha primeira boneca com cabeça de louça, que eu lembre, ganhei quando tinha oito anos. A cabeça, os braços e as pernas eram de louça e o corpo com enchimento de palha. Ela chorava quando deitava e quando levantada.



Minha mãe precisou trabalhar quando meus pais se separaram e minhas tias cuidaram de mim até os meus cinco anos de idade. Ela me amava, porém o  dinheiro era pouco e usado para a alimentação, para a roupa  e para os sapatinhos...
Gostava do cheiro dos sapatos novos.
Lembro que minha mãe me acordava pela manhã, no domingo, quando me visitava, e me dava os sapatos. Sempre dois pares. 
Até hoje não consigo comprar apenas um par de sapatos. Mas o cheiro não é mais o mesmo. Nem o gosto do pé-de-moleque ou do quebra-queixo é o mesmo.

Recebi muito carinho dos adultos, na minha infância. Minhas primas, com 14 e 15 anos de idade já namoravam. Elas eram apenas dez e onze anos mais velhas do que eu, mas já consideradas adultas, pois estavam de preparativos para o casamento.

Não tenho fotos minhas, de quando criança, mas na minha lembrança me vejo assim. Muitas vezes vezes  sentada e pensando...no quê, não lembro...
lenibeatriz

► As imagens são da internet e meramente ilustrativas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário