VOTO CONSCIENTE Cheiros do campo nas receitas da vovó: Mirtilo: uso culinário e medicinal

Leia AQUI

4 de julho de 2011

Mirtilo: uso culinário e medicinal



Cientistas divulgaram as primeiras evidências, colhidas em experimentos feitos em humanos, de que o mirtilo (blueberry) melhora a memória.

O mirtilo é uma das mais ricas fontes de antioxidantes benéficos à saúde e outros compostos chamados fitoquímicos. Outro experimento recentemente comprovou que uma dessas substâncias impede a reprodução do vírus da Hepatite C.
Continue lendo em:
Com sabores que oscilam entre o levemente doce, ácido e amargo, os mirtilos são nutritivas, e têm baixas calorias. Os mirtilos são os frutos de um arbusto que pertence à família urze (Ericaceae) enquanto outros membros incluem o arando e a uva-do-monte, bem como a azálea, o loureiro e o rododendro.
Os mirtilos crescem em cachos e variam em tamanho desde o equivalente a uma pequena ervilha até ao do berlinde. Têm uma cor intensa que oscila entre o azul, o marrom e o preto-roxo e incluem macias flores branco-cinza que cobrem a superfície das bagas e servem de camada protectora. A pele rodeia um tegumento semi-transparente que envolve pequenas sementes.
Fonte:

Uso medicinal e culinário
O mirtilo adapta-se em regiões nas quais
o inverno é bastante rigoroso.
  
Vive em regiões nas quais o inverno é bastante rigoroso,
O mirtilo, também conhecido como arando ou uva-do-monte (Vaccinium myrtillus) é um arbusto que pertence à família Ericaceae (família da azálea). As plantas são arbustos de pequeno porte que crescem em sub-bosques de florestas temperadas na Europa. Vive em regiões nas quais o inverno é bastante rigoroso, daí a dificuldade em cultivá-lo no Brasil. Em Portugal vive em regiões nas quais o inverno é rigoroso, porque necessita em média de 500 horas anuais de temperatura entre os 10º e os 12º centígrados, daí a enorme dificuldade em cultivá-lo na maior parte do território, é na zona do médio Vouga, no vale do Rio Vouga que se encontra o local ideal para a produção deste fruto, nos concelhos de Oliveira de Frades, Sever do Vouga, Águeda e Albergaria-a-Velha, sendo Sever do Vouga o que reúne as melhores condições.
Uso medicinal
Atua em casos de diarréias graves. Indicado para ação local no alívio de inflamações na boca e catarros. Já foi muito utilizado contra febres. É atribuída à mirtilina a ação antibacteriana. Possui um valor nutritivo indiscutível utilizado em marmeladas, talvez seja esta razão por ajudar a melhorar a visão noturna, devido à presença de vitaminas.
Mirtilo é uma planta que trabalha bem na restauração da pequena circulação e por isto é usada em retinopatia diabética, falta de perfusão renal, pé diabético etc.
Pesquisas recentes mostram que o mirtilo também é eficaz no combate aos radicais livres e ao colesterol ruim no organimos.
Uso culinário
Na culinária pode ser utilizada em müsli, geléias, marmeladas, vinho e bolos. Seu suco era empregado para tingir finos vinhos tintos.
Fonte:



http://image.weather.com/web/blank.gif
   Porto Alegre, Brasil
     Conforme relatório de Porto Alegre, Brasil.  Segunda-feira, 4 de Julho de 2011 06:00 Local Time (Segunda-feira, 09:00 GMT)
http://image.weather.com/web/blank.gif
http://image.weather.com/web/blank.gif
  
 3°C
Tempo bom
Sensação de 1°C 
http://image.weather.com/web/blank.gif
http://image.weather.com/web/blank.gif
  Vento:
http://image.weather.com/web/blank.gif
de Norte a Noroeste a 10 km/h
  Ponto de              orvalho:
http://image.weather.com/web/blank.gif
0°C
  Umidade:
http://image.weather.com/web/blank.gif
81%
     Visibilidade:
http://image.weather.com/web/blank.gif
10 quilu00F4metro
  Barômetro:
http://image.weather.com/web/blank.gif
1024,0 milibares
http://image.weather.com/web/blank.gif


Previsão para Hoje
  • TempoCéu limpo / Sol
  • Mínima: 0°C
  • Máxima: 10°C





Caxias do Sul/RS
  • Temperatura: -1°C
  • Umidade: 91%
  • Vento: 8km/h


Gramado/RS: 
  • Temperatura: -1°C
  • Umidade: 89%
  • Vento: 10km/h

Deixo essa imagem para espantar o frio...


Aceita um chá?

Se quiser, coloca leite e canela em pó!
Clique no link e leia sobre os benefícios da Canela.



Acompanha rabanadas da vovó!

Nenhum comentário :

Postar um comentário