VOTO CONSCIENTE Cheiros do campo nas receitas da vovó: O pão nosso de cada dia e as Rabanadas da Vovó

Leia AQUI

3 de junho de 2011

O pão nosso de cada dia e as Rabanadas da Vovó

“Logo após o homem primitivo descobrir o fogo, ele aprendeu outra coisa importantíssima para a história da humanidade. Viu que a mistura de cereais com água, quando colocada sobre uma pedra quente, transformava-se em uma espécie de massa densa e saborosa. Apesar de ainda não batizado como pão, a "coisa" era gostosa e saciava a fome em dias de caça fraca.” (http://www.olivieranquier.com.br/paes/historia.php)

O pão de cada dia
O pão é um produto alimentício resultado do cozimento de farinha com água e sal de cozinha. O pão foi produzido pela primeira vez há 6000 anos (Ver 6000 anos de pão de Heinrich Eduard Jacob).
Segundo os historiadores o pão teria surgido juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde atualmente está situado o Iraque. Supõe-se que a princípio o trigo fosse apenas mastigado.
Acredita-se que os primeiros pães fossem feitos de farinha misturada ao fruto do carvalho a que se chama bolota, landes ou noz. Seriam alimentos achatados, duros, secos e que também não poderiam ser comidos logo depois de prontos por serem bastante amargos. Assim, talvez fosse necessário lavá-los em água fervente por diversas vezes antes de se fazer as broas que eram expostas ao sol para secar. Tais broas eram assadas da mesma forma que os bolos, sobre pedras quentes ou embaixo de cinzas.
Atualmente o Pão é  elaborado com farinha, geralmente de trigo ou outro cereal, água e sal, formando uma massa com uma consistência elástica que permite dar-lhe várias formas. A esta mistura básica podem acrescentar-se vários ingredientes, desde gordura a especiarias, passando por carne (geralmente curada), frutas secas ou frutas cristalizadas, etc.
Existem dois tipos básicos de pães:
1.    O pão levedado, a que se acrescentou à massa levedura ou fermento geralmente cozido (assado) num forno, produzindo pães mais ou menos macios, em que a massa cozida tem espaços com ar.
2.    O pão ázimo, não fermentado, que produz pães geralmente achatados, mais consistentes; estes podem ser cozidos no forno ou assados numa chapa (ou frigideira), ou mesmo fritos.

Índice
·         2 Como fazer pão
·         3 Tipos de pão
·         4 Ver também

Tipos de pão
§  Pão de mandioca

Fonte: Wiquipedia

Branquinho ou escurinho?

O pãozinho francês  muda seu jeito e gosto, dependendo do padeiro. Eu prefiro o pão mais branquinho e massudo, que não solta a casca. Meus filhos já pedem o pãozinho mais escurinho, com aquela casca mais dura,   que espalha na mesa e até no chão.
Falando em pãozinho, lembrei do ano de 1976, quando eu estava trabalhando no Jornal de Santa Catarina, em Blumenau/SC. Recém havia chegado à cidade e fui até à padaria comprar pão. Entrei e pedi: “ tem cacetinho? “
Os funcionários ficaram me olhando, com um sorriso nos lábios... então perguntei novamente: “tem cacetinho branquinho?” Seis olhos me fitavam em silêncio, até que uma moça falou:
- Queres pãozinho?
- Sim, quero cacetinho, respondi.
Então ela disse: aqui é pãozinho, cacetinho é outra coisa...
Eu respondi: ah, eu sou gaúcha.
Todos riram e eu levei deliciosos pãezinhos para o meu café.
O pãozinho francês é gostoso  ainda quentinho. Mas se você não comer todos e sobrar para o dia seguinte, não se preocupe. 

Faça uma gostosa Rabanada.

Nenhum comentário :

Postar um comentário