VOTO CONSCIENTE Cheiros do campo nas receitas da vovó: As Rabanadas da Vovó

Leia AQUI

3 de junho de 2011

As Rabanadas da Vovó

Rabanada

Minhas tias faziam rabanadas para o lanche da tarde. E nós, crianças, adorávamos! Esses dias, perguntei à minha prima Duda como eram feitas as rabanadas que a vovó ensinara. Naquele tempo, as rabanadas eram preparadas com receitas bem simples.
Eram feitas  somente  com pão  cortado em  fatias e passadas no ovo  batido com um garfo  em  prato  fundo ( clara e gema) e colocadas em uma frigideira para fritar em manteiga ou em pouca banha. Depois as fatias eram cobertas com açúcar cristal misturado com canela moída. Eu gostava de comê-las  acompanhadas de  café preto.

Pãozinho com manteiga, quentinho...
Às vezes, minha tia Nena ou a tia Isa  - minha mãe trabalhava em uma fábrica de vidro, em Canoas/RS , isso por volta de 1950 –  trocavam a receita. Passavam manteiga nas fatias de pão, colocavam por cima açúcar e canela, e aqueciam no forno. Outra delícia!


Mas as fatias de pão não eram sempre doces.
Havia as gostosuras salgadas, também.
Nesse caso, colocavam alguns temperos no ovo, passavam as  fatias de pão nessa mistura  e fritavam – eu não lembro que tipo de tempero. Recordo que eu adorava come-las!

Mas pode-se criar, inventar, e cada pessoa vai colocar o sabor que mais lhe apetece.
Bem, pão é pão! Eu acho muito gostoso!
Talvez por isso Jesus os tenha multiplicado!

Bom apetite!

Faça você mesma o seu pãozinho

2 comentários :

  1. Ola querida também sou BU 2094, hoje estou passando para visitar os blogs que estão no mosaico das blogueiras e seguindo aqueles que ainda não estava. adorei teu blog.
    Vá me ver também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ,
    Já estive em teu blog e achei muito lindo o teu trabalho. Parabéns!

    bjs.

    ResponderExcluir