VOTO CONSCIENTE Cheiros do campo nas receitas da vovó: O doce sabor da Páscoa

Leia AQUI

23 de abril de 2011

O doce sabor da Páscoa

Minha prima Júlia e eu procurávamos
os ovinhos.
O domingo páscoa era um dia bastante festivo na casa de minha tia, onde morei por algum tempo, logo após minha mãe ter separado de meu pai. A festa iniciava bem cedinho, quando minha prima e eu acordávamos e, mesmo antes de tomar nosso café, íamos procurar os ovinhos. Os cestos e ovos soltos eram espalhados dentro de casa e também no pátio, em meio a grama.

Ao meio dia, toda a família se reunia para o almoço. Eram todos simples, pessoas do campo, mas que demonstravam  uma verdadeira  alegria - que  me traz saudade daquela época.
Eu era muito pequena e não tinha idéia de como os pratos eram preparados. Mas lembro das imagens e, algumas vezes, até do sabor. Encontrei alguns vídeos e fotos que me fizeram retornar àquele tempo. Vou colocar aqui, para que você possa apreciar.
É incrível como a menina loirinha dessa foto trouxe recordações da minha infância.Não tenho fotos de criança, mas lembro de mim assim, loira, de cabelo comprido, pelo ombro. E minhas primas  confirmam essa lembrança.
Ovos coloridos,  cheios de docinhos feitos por minha tia Nena, eram deixados em meio ao capim, em dia de sol.






Nos dias de chuva os ninhos eram escondidos dentro de casa, e alguns, atrás das cortinas.



Os cestos eram rústicos, mas bem elaborados e muito lindos.

Essas são imagens da Web, pois não tenho fotos. Entretanto, elas são muito parecidas com as imagens que tenho da minha infância e dos ovinhos pintados por minhas tias.
Depois que encontrávamos todos os "ninhos", lavávamos o rosto e as mãos e íamos tomar café; só depois comíamos algo dos nossos "achados".


Veja mensagens referentes à Páscoa, em PPS. 
Faça o download

É tempo de Páscoa







Cardápio de Páscoa: faça uma salada de atum e batata com creme de leite


e sinta o gostinho que eu sentia quando criança...

Por Vanessa D’Amaro

tempo de preparo: 5 minutos
Rendimento: 4 porções
Ingredientes
2 batatas cozidas e cortadas em cubinhos
1 xícara de chá de abacaxi cortado em cubinhos
100 g de atum em pedaços conservado em água
4 colheres de sopa de creme de leite
1 colher de sopa de suco de limão
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de cebolinha verde picada
Alface
Tomate cereja
Sal a gosto
Modo de preparo
Misture a batata, o abacaxi, o creme de leite, o suco de limão, a cebolinha verde e o atum. Tempere com sal a gosto. Deixe gelar por cerca de 1 hora. Para montar, coloque o creme de batatas, atum e creme de leite em cima das folhas de alface. Decore com tomates cereja.
Bacalhau

Sobemesa

Nenhum comentário :

Postar um comentário